Os Profetas

“Crede no SENHOR, vosso Deus, e estareis seguros; crede nos seus profetas e prosperareis.” (2 Cr 20.20) Os profetas são personagens frequentes no texto bíblico. Mas, você sabe o que são e o que fazem os profetas? O profeta é a boca de Deus (Ex 4:13,16).

Seu dever é levar ao povo de Deus as mensagens divinas a fim de que se arrependam e voltem-se para Deus. Moisés é o padrão cujo os próximos profetas seguiram. Os profetas são chamados (ver Êxodo 3 e 4; 1 Reis 17, 19:19, Isaías 6), operam milagres, recebem mensagens (ver Is 1.1; Jn 1.1,2) e, muitas vezes, sofrem consequências por entregarem essas mensagens. (ver Jr 26) 

No entanto, eles não tinham medo, pois Deus estava com eles. Israel vivia pensando no modo como Deus deveria julgar as nações vizinhas e em como deveriam ser destruídas. Contudo, eles não percebiam que, ao pensar demais nos pecados das nações vizinhas, eles não viam os seus próprios pecados. (ver Ez 16:20) 

C.S. Lewis, em Deus no banco dos réus, escreveu: “Aqueles que não refletem sobre os próprios pecados acabam pensando sem cessar sobre os pecados dos outros”. Então, os profetas eram chamados para tornar manifesto os pecados de Israel e acordá-los do sono. 

Com frequência comentamos, pregamos e rimos das falhas de Israel depois de tudo que Deus fez por eles. Entretanto, não estamos, desse modo, cometendo o mesmo erro? Somente outro está errado? Você realmente acredita que faria diferente no passado? É um grande perigo pensar assim. Rejeitar a Lei e os Profetas é rejeitar Deus. 

Todas as profecias trazem consigo um chamado ao arrependimento. Devemos parar de relutar e só aceitar que Deus nos trará para Sua maravilhosa luz. Este é o segredo: “Pois, assim diz o SENHOR à casa de Israel: Buscai-me e vivei." (Amós 5.4)

Postar um comentário

0 Comentários