A igreja tira a nossa liberdade?


 
"E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará".

João 8:32

“Eu nasci na igreja” 

Desde que me entendo “por gente” a minha mãe me ensinou sobre Jesus; desde o ventre eu já ouvia  as histórias do grande Mestre e até hoje sigo sendo transformada por elas. Todo tempo investido na minha formação espiritual me permitiu experimentar coisas que a mundanidade jamais poderia me proporcionar. 


Eu ouço muito sobre a liberdade. Parece uma palavra na moda, ela faz desfile na passarela do mundo.

Liberdade pra falar o que quer, pra ser o que quiser, quebrar todas as tradições, romper com as regras chatas, parar de ser “cringe”, erradicar tudo que remete à cristianismo, igreja ou algo espiritual. 

É um entusiasmo e euforia quando se trata de falar sobre a tal liberdade. 

O mundo aí fora gosta de nos vender uma identidade, novos valores, rechaça princípios, regras e nos apresenta novas formas de explicar o mundo. 

No entanto, desde a mais tenra idade, eu experimentei da liberdade oferecida por Jesus. O fato é que muitas pessoas de forma errônea, equivocada e muitas vezes leviana, descrevem a igreja como um lugar opressor, cheio de regras e imposições, que retira a liberdade de viver bem, talvez isso se dê ao fato de elas terem passado por uma  experiência frustrante. 


Porém, é válido evidenciar que foi na igreja que eu aprendi a ser bondosa, aprendi o quão errado é mentir; foi lá que eu aprendi a servir, aprendi a lidar com a dor, desenvolver os meus talentos, aprendi a falar bem e em público, aprendi sobre o Amor, sobre família, sobre casamento, sobre perdão, sobre virtudes, sobre a salvação da minha alma, sobre amizades verdadeiras, a respeitar o meu corpo e os seus limites, acampar e me virar no meio do mato, a suportar situações desagradáveis, lidar com pessoas extremamente diferentes, foi lá que eu aprendi cuidar de crianças, sobre finanças, sobre respeito, e tudo que se relaciona com o bem e o desenvolvimento de uma vida com substância. Eu sou tão grata, eu cresci tanto, Deus fez tanto por mim. Passar todos esses anos na sua casa me trouxe regozijo, experimentar a liberdade de Cristo me fez entender o valor e o peso da minha vida, ainda que pequena, faço parte da família do grande Deus e isso basta. 

Enquanto os vícios causam caos e bagunça, as virtudes ensinadas pela igreja ordenam a vida. A igreja não tira sua liberdade; ela  te ensina a desenvolve-la de forma saudável, ensina a olhar para o mundo real e, com sabedoria, fazer a escolha daquilo que é realmente justo, belo e moral e que vai verdadeiramente te fazer alguém virtuoso(a).


Dar vazão aos seus prazeres mais baixos não é liberdade. O desejo desenfreado e egoísta é fruto de um espírito sem orientação e a falta de domínio próprio destrói o homem e o insere em um contexto de desilusão e vazio existencial. 


Liberdade não é fazer tudo o que você quiser - isso se chama libertinagem e imaturidade -, mas sim saber escolher entre o bem e o mal, o certo ao invés do errado, a virtude ao invés do vício. Ser livre é saber fazer as escolhas certas. 

 

No final, a igreja me salvou da prisão de não saber quem sou; foi na igreja que eu entendi quem eu quero ser. Foi aqui que Jesus me revelou a minha verdadeira identidade, que não se baseia em nada dessa terra passageira, mas reside no poder do seu sacrifício que me abriu as portas para ser recebida no Reino da graça e me declara: filha, perdoada e Amada! ❤️

É a cruz que nos oferece a maior liberdade do mundo: ser um herdeiro do reino de Deus! 


Há 23 anos eu estou aqui e não consigo me ver em outro lugar.

Postar um comentário

0 Comentários