Movendo montanhas!

✳ "Se alguém quiser acompanhar-Me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-Me" [Mateus 16:24].


INTRODUÇÃO


 A barreira da fé representava um dos maiores obstáculos a ser superado pelos discípulos durante o período em que estiveram na presença de Jesus. Eles ouviram as parábolas do Mestre, presenciaram os milagres que operou, receberam revelações especiais para enfrentar as provações que sobreviriam após o retorno de Cristo para o Céu, mas mesmo assim estavam fracos na fé. Ainda havia tanto a aprender! Jesus não desistiu de Seus discípulos e trabalhou incessantemente até que finalmente sua fé floresceu, permitindo que Deus tivesse o controle total da vida de Seus amados.
 Pela fé podemos realizar o que parece impossível aos olhos humanos. Pela fé nosso relacionamento com Cristo cresce de tal maneira que nunca poderíamos imaginar. Pela fé somos capazes de permitir que Deus realize Seus propósitos em nossa vida diariamente.
Vamos refletir?
     Com certeza, você já deve ter ouvido a frase que se tornou um ditado popular: "A fé move montanhas". A história desta semana revela o contexto no qual essa expressão pode ter sido inspirada. Leia e os textos de Marcos 9:14- 27 e Mateus 17:19- 21. Os discípulos ficaram em uma situação complicada e Jesus deu a solução para o problema.
Quando chegaram onde estavam os outros discípulos, viram uma grande multidão ao redor deles e os mestres da lei discutindo com eles.
Logo que todo o povo viu Jesus, ficou muito surpreso e correu para saudá-lo.
Perguntou Jesus: "O que vocês estão discutindo? "
Um homem, no meio da multidão, respondeu: "Mestre, eu te trouxe o meu filho, que está com um espírito que o impede de falar.
Onde quer que o apanhe, joga-o no chão. Ele espuma pela boca, range os dentes e fica rígido. Pedi aos teus discípulos que expulsassem o espírito, mas eles não conseguiram".
Respondeu Jesus: "Ó geração incrédula, até quando estarei com vocês? Até quando terei que suportá-los? Tragam-me o menino".
Então, eles o trouxeram. Quando o espírito viu Jesus, imediatamente causou uma convulsão no menino. Este caiu no chão e começou a rolar, espumando pela boca.
Jesus perguntou ao pai do menino: "Há quanto tempo ele está assim? " "Desde a infância", respondeu ele.
"Muitas vezes o tem lançado no fogo e na água para matá-lo. Mas, se podes fazer alguma coisa, tem compaixão de nós e ajuda-nos. "
"Se podes? ", disse Jesus. "Tudo é possível àquele que crê. "
Imediatamente o pai do menino exclamou: "Creio, ajuda-me a vencer a minha incredulidade! "
Quando Jesus viu que uma multidão estava se ajuntando, repreendeu o espírito imundo, dizendo: "Espírito mudo e surdo, eu ordeno que o deixe e nunca mais entre nele".
O espírito gritou, agitou-o violentamente e saiu. O menino ficou como morto, a ponto de muitos dizerem: "Ele morreu".
Mas Jesus tomou-o pela mão e o levantou, e ele ficou em pé.
Marcos 9:14-27
Então os discípulos aproximaram-se de Jesus em particular e perguntaram: "Por que não conseguimos expulsá-lo? "
Ele respondeu: "Por que a fé que vocês têm é pequena. Eu lhes asseguro que se vocês tiverem fé do tamanho de um grão de mostarda, poderão dizer a este monte: ‘Vá daqui para lá’, e ele irá. Nada lhes será impossível.
Mas esta espécie só sai pela oração e pelo jejum".
 Mateus 17:19-21
     Em sua opinião, o que Jesus quis dizer com as palavras: "Geração incrédula... Até quando ficarei com vocês?"
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
     Por que os discípulos não foram capazes de curar esse garoto depois de já terem curado outras pessoas? Por que não vemos mais tantas curas hoje em dia?
________________________________________________________________________________________________________________________
     Até que ponto o pai teve a fé necessária para seu filho ser curado?
________________________________________________________________________________________________________________________
     Que papel a fé do pai teria desempenhado se o garoto possuído não tivesse o desejo de se submeter a Jesus? Como isso o afeta hoje quando seus pais oram por você?
________________________________________________________________________________________________________________________


Comentando


 As palavras de Jesus pareciam enigmáticas. O que Ele quis dizer com "negar a si mesmo, tomar a cruz e segui-Lo"? Como os discípulos deveriam entender essa mensagem?
     Veja como o Comentário Bíblico Adventista [v. 5, p. 458] amplia o sentido do texto: "No contexto em que Cristo menciona o ato de levar a cruz parece que Ele Se refere não tanto às pequenas dificuldades e obstáculos a serem enfrentados pelos discípulos, mas à necessidade de estar pronto para enfrentar a própria morte. [...] Em outro texto, Cristo apresentou o pensamento de que os discípulos devem tomar sua cruz 'cada dia' [Lc 9:23, ARC], em consagração à vida de serviço que são chamados. [...] *O candidato a discípulo deve primeiramente renunciar a si mesmo, a seus planos e desejos. Somente após isso deve estar disposto a suportar qualquer cruz que o dever o chame a 'tomar'. Por fim, deve 'seguir' os passos de Jesus. 'Seguir' a Jesus é modelar nossa vida conforme a Sua e servir a Deus e as nossos semelhantes como Ele o fez."
     Num mundo em que os relacionamentos estão se tornando cada vez mais superficiais e vazios, como podemos desenvolver o amor genuíno por Deus e pelo próximo a ponto de entregarmos a vida, caso isso fosse necessário? Estamos dispostos a renunciar nossos planos e vontade para viver o que Cristo deseja para nós?
     A vida cristã pode ser resumida em uma palavra: compromisso. Se somos cristãos, precisamos viver como Cristo. O convite de Jesus para segui-Lo se estende a você também.
Falando novamente ao povo, Jesus disse: "Eu sou a luz do mundo. Quem me segue, nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida". João 8:12
VOCÊ SABIA?
     • Os outros nove discípulos acharam que não puderam expulsar os demônios do rapaz porque haviam perdido seu poder. Jesus deixou claro que o verdadeiro problema tinha sido a condição espiritual deles. Sentiram ciúmes do favor demonstrado aos três companheiros, ficaram desanimados e tinham começado a se queixar. Isso impediu que Deus agisse por meio deles.
     • A possessão Demoníaca é a manifestação dos anjos Caídos. Eles ficaram conhecidos como "demônios" depois de terem sido expulsos do Céu por acasião da rebelião de Lúcifer. As pessoas podem ter sentido medo, mas Jesus sabia exatamente com que tipo de seres estava lidando e não se intimidou. Afinal, Ele é o Filho de Deus,  o Arcanjo Miguel, que já havia derrotado as forças do mal.
       • Nos tempos antigos, as pessoas pensavam que as montanhas tinham raízes bem fundas na terra. Então a ideia de "mover montanhas" era típica no ensinamento judaico para representar algo virtualmente impossível.
     • Jesus queria que os discípulos entendessem que não seriam os maiores obstáculos e dificuldades que impediram o cumprimento da missão, e sim a falta de fé no poder de Deus.


VERSOS DE IMPACTO
           Eclesiastes 7:25
           Provérbios 1:5- 7
    Mateus 21:21



     Muitos que acompanhavam os passos de Jesus estavam interessados apenas em ver curas e milagres. O risco de tomar um rumo errado era elevado porque se deixavam levar pelos acontecimentos do momento. O que aconteceu quando os discípulos não puderam curar o garoto endemoninhado? A multidão se voltou contra eles. Depois que a situação foi resolvida por Jesus, novamente ficaram maravilhados. Um tempo depois, quando Jesus estava diante de pilatos, essas mesmas pessoas preferiram que Barrabás fosse libertado e ainda sugeriram que o Salvador da humanidade fosse crucificado.
     Talvez não sejamos melhores do que aquelas pessoas. Como reagimos quando as coisas não saem como planejamos ou quando as circunstâncias não são favoráveis? Podemos garantir que nossa fé em Jesus e em quem Ele é permanecer inabalável?


✳            ⚡   FLASH   ⚡

     " 'Se podes fazer alguma coisa, tem compaixão de nós e ajuda-nos.' Quantas vezes uma pessoa oprimida pelo pecado tem ecoado essa oração! E a resposta é: 'Tudo é possível àquele que crê'. Em Cristo, Deus providenciou os meios para subjugar cada traço pecaminoso e resistir a cada tentação, não importa quão forte ela seja. Mas muitos acham que lhes falta fé e, por isso, permanecem distantes de Cristo. Que essas pessoas não olham para si mesmas, mas para Cristo. [...] Enquanto fizer isso, você nunca vai perecer - nunca!" [O Libertador, p. 252].
     Jesus queria que eles e as pessoas que O seguiam entendessem a necessidade de se esvaziarem de si mesmos para permitir que o Espírito Santo os enchesse do poder de Deus. Como isso seria possível? Exercitando a fé. E como se desenvolve a fé? Ellen White responde: "Apeguem-se à palavra de Deus e a todos os meios eficazes que Ele tem indicado. Dessa maneira, a sua fé será fortalecida. Os obstáculos que Satanás levanta em seu caminho podem parecer tão impossíveis de escalar como as mais altas montanhas. No entanto, eles vão desaparecer quando você exercitar a fé. 'Nada será impossível para você' " [O Libertador, p. 253].


Finalizando


   Durante a Segunda Guerra Mundial, enquanto investigavam prédios bombardeados à procura de soldados inimigos, os aliados descobriram palavras entalhadas na parede do porão. Provavelmente, um judeu que se escondia naquele local tenha sido o autor das palavras que diziam: "creio no Sol - mesmo quando não aparece;
     Creio no amor - mesmo quando não é demonstrado; creio em Deus - mesmo quando Ele fica em silêncio."
     A pessoa que escreveu essa mensagem havia sido privada de tudo o que lhe era de direito. Mesmo assim, sua fé era forte o suficiente para mover as montanhas da dúvida e do sentimento de perda de tudo o que lhe era importante na vida.
     "A fé move montanhas". Esse é um fato! Que tipo de situações aparentemente impossíveis você terá que enfrentar na próxima semana?  Você já viu a sementinha da mostarda? Pesquise e observe o seu tamanho. Ainda que a sua fé pareça pequena demais, ela pode se desenvolver. Você precisa alimentá-la diariamente com a leitura da Bíblia, a oração, o espírito de gratidão pelo que Deus já fez em sua vida. No processo, assim como a sementinha, ela vai crescer e se tornar mais forte cada dia. Não haverá obstáculo que não poderá ser vencido!

Postar um comentário

0 Comentários