Biografia de Isaque

 


Nome: Isaque

Crença: o Deus Criador

Pai: Abraão

Mãe: Sara

Filhos: Jacó e Esaú

Tarefas diárias: apesar de ser herdeiro de Abraão, o pai da fé, Isaque sempre estava trabalhando, seja criando ovelhas e gado, seja cavando poço…

Morte: faleceu aos 180 anos


Quem foi:


Isaque foi um dos três patriarcas do povo de Israel. 

A promessa que Deus tinha para sua vida começou muito antes do seu nascimento, quando Deus prometeu para Abraão que o mesmo teria uma grande descendência como as estrelas do céu.

Ele nasceu na velhice de Abraão e Sara. Tinha um irmão que se chamava Ismael, filho da serva Agar, com Abraão.

Isaque é um nome de origem hebraica que significa “ele sorri” ou “ele ri”.

Casou-se aos quarenta anos, com Rebeca. Tiveram dois filhos gêmeos, que se chamavam Esaú e Jacó.

Herdou as riquezas de Abraão, seu pai, mas trabalhava também, o que significa que Isaque era muito rico.


História:


Isaque foi circuncidado com oito dias de vida, como Deus havia pedido para Abraão.

Já era jovem, segundo historiadores, no dia que passou pela maior prova da sua vida, juntamente com seu pai, quando o Deus de Israel decidiu provar a fé de Abraão, pedindo para que ele sacrificasse o próprio filho.

Viajaram para o monte Moriá e chegando lá, ao terceiro dia, Abraão colocou Isaque sobre a lenha, pois ele mesmo seria o “carneiro” para o holocausto. 

Mas, ao levantar a faca para sacrifica-lo, o anjo do Senhor impediu que fizesse isso. Logo, ele notou que havia um cordeirinho atrás do arbusto, para o sacrifício. Naquele dia, Deus renovou a sua promessa com Abraão.

Mesmo pequeno, Isaque já entendia sobre a importância de ter fé e obedecer o que o Senhor nos pede. Em momento algum ele questionou, mas confiou, juntamente com seu pai, que Deus iria prover o animal que seria usado no sacrifício.


Seu exemplo de fé não para por aí. 

Já homem, aos quarenta anos de idade, ele ainda estava solteiro esperando a providência divina para enviar a mulher que seria sua esposa.

O Deus que não falha em Suas promessas, enviou Rebeca para ser sua esposa e fazê-lo feliz, pois sua mãe havia morrido e ela foi seu raio de alegria nesse momento tão triste  - leia a biografia dela no blog - .

Eles esperaram vinte anos para ter filhos, pois Rebeca era estéril.

Já no final da sua vida, quando Isaque ficou cego, foi enganado por seu filho Jacó, juntamente com o apoio de sua mãe. Ambos o enganaram, para que o filho mais novo recebesse a benção do mais velho.


Características:


Isaque era correto, manso, de coração bondoso e humilde. Era obediente e tinha fé no Deus vivo, a prova disso foi quando ele quase seria sacrificado, sem questionar.

Em Hebreus 11, é citado como um dos heróis da fé.

Também podemos encontrar mais da sua comunhão com Deus em Gênesis 24:62, quando a Bíblia nos diz que ele saiu para meditar (NVI).


Curiosidades:


- Diferentemente de Abraão e Jacó, Isaque não teve o seu nome mudado e foi o mais velho a morrer entre os três patriarcas de Israel.

- Isaque repetiu a mesma atitude de Abraão ao mentir dizendo que Rebeca era sua irmã ao invés de esposa (Gênesis 26:7). No caso de Abraão isso era uma meia verdade. Porém, no caso de Isaque, era uma informação inteiramente falsa.

- Isaque nitidamente tinha certa preferência por seu filho Esaú. Alguns argumentam que tal preferência poderia ter sido causada em resposta ao favoritismo de Rebeca por Jacó.


O que aprendemos com a história de Isaque:                                                                                               

A principal lição que a história desse patriarca nos ensina, é sobre a obediência em Deus. Mesmo passando por momentos difíceis, Isaque confiou nas promessas do Único que não falha. Quando seu pai foi provado e sua vida foi colocada em risco, ele confiou. Quando precisou esperar anos para conhecer o amor da sua vida, ele confiou. Quando demorou anos para Rebeca gerar seus filhos, ele também confiou, porque acima de tudo, tinha uma comunhão fortalecida no Deus que havia prometido uma descendência como as estrelas do céu para o seu pai.

Isaque confiava nos propósitos que o Senhor tinha para sua vida e não questionava, pois tinha certeza da natureza do Deus que Ele servia. Da mesma forma, nós devemos confiar no Senhor hoje, pois o Deus de Israel é o mesmo ontem, hoje e para sempre. 

Que Ele te abençoe!

Postar um comentário

0 Comentários