A verdade (parte 1)

 


 “Santifica-os na verdade; a Tua palavra é a verdade.” – João 17:17


Verdade. Segundo o site Dicio, verdade significa “que está em conformidade com os fatos ou com a realidade”. Muitos dizem que a Bíblia, é um livro ultrapassado. Para alguns, suas histórias são apenas mitos. Mas, seu personagem central defende que ela é a verdade. Enfim, quão confiável a Bíblia é?

A própria Bíblia se declara a verdade e totalmente digna de confiança, ao falar e insistir que sua mensagem vem do próprio Deus. É só dar uma olhada que você achará um “assim diz o Senhor”. No Antigo Testamento, vários escritores afirmam que o que está na Bíblia é verdade plenamente digna de confiança (2 Sm 7:28; Ne 9:13; Sl 19:9; 119:142, 160; Dn 10:21). “As principais palavras em hebraico para “verdade”, _’emunah_ e _’emet_, implicam uma nuance específica de ‘confiabilidade’” (A Lógica da Fé, pág. 11). Já os livros dos Novo Testamento falam que a Bíblia é inspirada por Deus (2 Tm 3:16; 2 Pe 1:21).

Ok, ok. Talvez você se pergunte: “Mas ela foi escrita há muito tempo, com certeza seus textos tiveram mudanças.” 

A Bíblia foi bem preservada com o passar do tempo. Em 1947, foi descoberto os Manuscritos do Mar Morto, que contém a totalidade ou fragmentos de cada livro do Antigo Testamento, exceto o de Ester, e foi descoberto que os massoretas (escribas judeus que se dedicaram a preservar e conservar o Antigo Testamento) passaram virtualmente, sem nenhuma modificação, os textos bíblicos. Os Manuscritos do Mar Morto datam de cerca de 200 a. C. a 100 d.C. Já o Novo Testamento, “a quantidade de evidências escritas para o texto grego é muito mais disponível do que para qualquer outro documento do mundo antigo. Existem mais de 5 mil manuscritos gregos de alguma parte ou de todo o texto neotestamentário, aproximadamente 2 mil lecionários gregos (compilações do NT organizadas de acordo com a ordem do uso litúrgico), cerca de 8 mil manuscritos em latim, mais de mil manuscritos de outras versões antigas como o siríaco e o cóptico e milhares de citações – virtualmente todo o Novo Testamento – de diversos pais da igreja primitiva.” (A Lógica da Fé, pág. 12).

Sei que talvez surgem dúvidas quanto a confiabilidade da Bíblia. Não há problema ter dúvidas e perguntas, mas busque respostas para elas. Como pudemos ver, a Bíblia foi bem preservada mesmo depois de passado tanto tempo em que ela foi escrita. Jesus, seu personagem principal, não deixou de lado a palavra de Seu Pai. Jesus, enquanto esteve na Terra, valorizou-a e até a usou, como na tentação que Ele teve no deserto. Disse Ele: “Está escrito” (Mateus 4:4, 7, 10). Jesus preservou o livro que conta que Ele morreu por você para te salvar dos seus pecados e para você ter uma vida melhor. Este livro conta do amor de um Pai, que deu o Seu próprio Filho por amor a você. Aceite esse amor. Coloque esse amor dentro de seu coração. Leia a Bíblia e conheça este amor que Deus e Seu Filho, Jesus, tem por você.

Essa é apenas a parte 1 de “VERDADE – I”. Continue acompanhando as outras partes e descobrindo cada vez mais. Acompanhe também os outros textos do blog!

Que Deus abençoe grandemente a sua vida, caro leitor. E lembre-se sempre: se Ele te amou tanto assim, como não amá-Lo também?

Fonte: A Lógica da Fé


Créditos:

Autor: Áquila Emanuel

Imagem: Laura Fernanda

Edição e Revisão de Texto: Luís Felipe e Ester Suzane

Postar um comentário

0 Comentários