E se Jesus fosse negro?

 


E se Jesus fosse negro? 

Recentemente fiz uma enquete no perfil do Bíblia Ensina (clique aqui para seguir), sobre como as pessoas achavam que era a aparência de Jesus, e obtive as seguintes respostas:

• Branco: 65%

• Negro: 35%

Por que será que é tão difícil imaginar um Jesus negro?

Por que será que nos filmes onde retratam a vida de Jesus e seus ensinamentos, Ele não é representado por um homem negro, como de fato era?

Segundo historiadores, Jesus era um homem moreno, típico Judeu do Oriente Médio. É pouco provável Jesus ser um homem branco dos olhos azuis, já que na região em que Ele vivia, com as condições climáticas, apotam ao contrário.

Jesus é diferente do que imaginamos. Eu idealizava Jesus como um homem branco, cabelos longos e castanhos e com os olhos azuis. Quem inventou isso?

Durante séculos vemos Jesus retratados em quadros com a aparência que descrevi acima, mas que foge totalmente da verdadeira realidade de como era a aparência dEle. 

Ele não era um Europeu, mas africano.

Nos tempos passados (e até hoje), as pessoas consideravam ter pele e olhos claros como privilégio, e usam esteriótipos errados com quem tem a pele mais escura.

Se Jesus fosse negro, você o aceitaria?

No último dia 20, foi o dia da Consciência Negra. Não devemos abordar sobre esse tema somente nesse mês específico, mas TODOS OS DIAS. Infelizmente o racismo ainda é algo bem presente em nossa sociedade, por mais que as pessoas tenha se tornado mais “conscientes”, ainda é comum ouvir brincadeirinhas como “carvão, macaco” ou qualquer outros apelidos extremamente ofensivos. 

Por que será que é mais fácil discriminar um negro como criminoso do que um cara branco dos olhos azuis? Desde quando cor de pele define caráter? Até quando esses esteriótipos errados e extramamente perigosos vão reinar em nosso meio?

Tenha consciência de que TODOS somos iguais, em Cristo somos um, e que o racismo ou preconceito de qualquer espécie só nos afastará dos planos de Deus para nossas vidas.

Preconceito de qualquer espécie machuca. Devemos amar a TODOS como a nós mesmos, independentemente de cor, sexo ou nacionalidade.

Não permita que o racismo ou preconceito de qualquer espécie faça parte de sua vida. Lembre-se que racismo é crime, e quem pratica é criminoso! 


“Não há judeu nem grego, escravo ou livre, homem ou mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus.” Gálatas 3:28

Postar um comentário

1 Comentários

Anônimo disse…
Ótimo texto!