Generosidade, um ato de amor!




Você sabe o que é generosidade? Esse é um assunto que todos precisam refletir. No entanto, será possível que em uma sociedade como a nossa, em que a falta de compaixão é bem aparente, ainda existem pessoas generosas? Para termos um posicionamento concreto, é essencial entender de fato o que é.

“A generosidade e a gratidão são dois conceitos importantes que denotam a excelência do caráter pessoal” (Emmons & Sheldon, 2002). 

Sim Ser generoso está extremamente ligado ao caráter, logo que esse processo afetivo de “dar” se inicia com esses dois conceitos citados, o ato de “dar” um conselho, um bem material ou ajuda a outra pessoa sem esperar algo em troca, ou seja, sem esperar reciprocidade. Daí a importância de entender que generosidade é um comportamento pró-social que irá proporcionar a pessoa beneficiada um bem estar, e ainda estendendo essa sensação a quem doou.

Todos nós gostamos de ganhar as coisas, mas quantos gostam de dar? No meu ponto de vista,  ser generoso também está ligado com você ser um verdadeiro cristão.

“Há quem dê generosamente, e vê aumentar suas riquezas; outros retêm o que deveriam dar, e caem na pobreza.” Provérbios 11:24

Ser avarento é algo que desagrada a Deus, pois tais pessoas nunca têm o suficiente, pensam só em si, se tornam egoístas, não se importa em ajudar, pisam sem olhar se estão matando ou ferindo, o que importa é ter, ter e mais ter. Principalmente tendo aquele amor ao dinheiro, achando que o tesouro está na terra. Já o generoso se liberta desse amor que pode o tirar a salvação, a palavra de Deus diz: Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração. Mateus 6:21

“Já fui jovem e agora sou velho, mas nunca vi o justo desamparado, nem seus filhos mendigando o pão. Ele é sempre generoso e empresta com boa vontade; seus filhos serão abençoados.” Salmos 37:25,26

Existe aqueles que preferem não dividir as bençãos que Deus os concede com o medo da pobreza, isso demonstra a confiança híbrida no poder de Deus, isso para não dizer uma confiança mentirosa, falsificada e hipócrita. Pois o Senhor é quem provê e sustenta todas coisas, Ele que nos mantém de pé, ajudar o próximo é ajudar a nós mesmos, a partir do momento em que decidimos sermos fiéis, verdadeiros, amorosos e servos, Cristo providenciará todas as coisas sobre nossa vida, Ele providenciará!



“Em tudo o que fiz, mostrei-lhes que mediante trabalho árduo devemos ajudar os fracos, lembrando as palavras do próprio Senhor Jesus, que disse: ‘Há maior felicidade em dar do que providenciar.” Atos 20:35

Há felicidade em dar, você nunca se sentiu feliz em ajudar alguém?  Cristo nos dá as bençãos, a gente recebe elas, administra elas, e depois repartimos. Essa deve ser nossa atitude, pode você saber ou vê que alguém necessita de um apoio, independente do que seja, e você tendo a possibilidade de ajudar, simplesmente colocara um óculos escuro pra dizer que não está vendo? Cadê o amor? “Não tenho prata e nem ouro, mas o que tenho eu te dou...”
E o que nós temos? Ninguém pode oferecer o que não tem, devemos ter cuidado em viver na ilusão de que teremos um futuro maravilhoso, sendo orgulhoso, egoístas e falsos. Talvez há alguém do seu lado, que não esteja precisando de bens materiais e sim de um sorriso e um abraço, outros de um conselho, e outros de um ombro para apoiar-se e chorar ou de um ouvido que possa ouvir o seu desabafo.  Generosidade é um ato de amor! Devemos ser generosos em tudo que podemos, lembrando que essa nossa atitude levará ao outro um bem estar. 

Certo dia uma mãe foi no mercado com seus filhos, mas ela não tinha dinheiro para poder comprar o doce que o filho mais novo queria, mas ele chorava dizendo: “mamãe, me dá um docinho, esse bombom por favor.” O menino com lágrimas nos olhos olhando pro chocolate, a fisionomia da mãe mudou e ela sussurrou: “filho, a mãe não tem dinheiro, outro dia eu compro”. Uma mulher pegou comprou e deu o bombom pro garotinho, a cara de choro foi substituída por um sorriso de alegria tanto dele como da mãe como da mulher que doou. Pois é, um simples bombom trouxe alegria a muitos.

Até hoje muitos me ajudam, e olha que vai muito além daquele bombom, com apoios, incentivos, abraços, sorrisos e até mesmo bens materiais. Isso me faz vê que sim, ainda existe pessoas boas, que Deus a todo momento está com a sua mão provedora. No meu coração, assim, a cada dia nasce uma esperança e a gratidão, e o ato de ser bondoso, ajudador faz com que possamos entender que somos servos, e enquanto estamos aqui nessa terra é o tal ditado “ uma mão lava a outra.” Por favor, seja um raio de luz como aquela mulher foi na vida daquela mãe e garotinho.

“A virtude e a generosidade são recompensadas de uma forma inescrutável”.-Nelson Mandela-
                   
             
Generosidade é amor, generosidade também é uma forma de cuidar!

Postar um comentário

1 Comentários

Marly Silva disse…
Muito bom Gabriel. Parabéns..
Sim, o sentimento de ajudar alguém é muito bom. Não só a pessoa que foi ajudada fica Feliz, mas também quem ajudou....